Cantar credos em Corações ao Alto

Corações ao Alto_Ensaio3_4Set13

O Corações ao Alto leva uma semana de ensaios na Igreja das Mercês (atenção: por razões de agenda do espaço, o espectáculo do dia 14, às 16h00, será apresentado ali ao lado, na Igreja de Santa Catarina). A reacção dos membros do coro é pouco menos do que intensa e varia entre o quase místico e o espiritual, o que é, no mínimo, apropriado.

Dizemos apropriado e queremos estar próximos de uma linguagem de rigor: “Inspirado em registos sonoros de cantos religiosos de diversos credos que encontrámos na cidade de Lisboa, um grupo de lisboetas apropriou-se dessa musicalidade e criou uma nova partitura física e vocal”, anuncia-se no programa do festival. Ou seja, esta performance criada e coordenada por Margarida Mestre é inevitavelmente espiritual, embora tenha sempre um ponto de partida e de chegada artístico – há uma pesquisa da performer, investigadora, formadora e intérprete, e depois uma execução artística.

Então, Margarida Mestre recolheu sons religiosos de diversos credos, seleccionou-os e disponibilizou-os aos membros do coro que já começou a orientar. As reacções têm sido de quase levitação. Talvez os exercícios de voz, de respiração, o torvelinho que estes provocam nos sentidos, aliados aos efeitos dos sons no corpo justifiquem estas reacções.

Estes sinais são um conjunto de fortes promessas para a atuação do dia 14 (16h00) na Igreja de Santa Catarina. Uma experiência sensorial, artística, musical, mas também espiritual, em que se cruzam sons de vários credos.

Corações ao Alto
Uma criação de Margarida Mestre
14 Setembro, 16h00
Igreja de Santa Catarina
Calçada do Combro, 82
(Nota: Originalmente, este espectáculo estava agendado para a Igreja das Mercês, mas o local teve de ser alterado)

Informação sobre Margarida Mestre:
http://www.blogger.com/profile/02563193173837850567

Deixe um comentário